1/1

IPO - “Initial Public Offering” ou Oferta Pública Inicial

Uma das principais vantagens e, sem dúvidas, o principal motivo que leva uma empresa a abrir seu capital é o acesso aos recursos dos acionistas. Ao se tornar uma empresa de capital aberto, ela passa a ser regulada pelos órgãos competentes, o que visa proteger os investidores.

 

Abrir o capital significa tornar o quadro acionário acessível ao público, permitindo ao mercado fazer parte do seu quadro de sócios de alguma forma. Companhias de capital aberto podem, ainda, negociar uma série de valores mobiliários nas bolsas de valores ou no mercado de balcão.

 

Para ter ações negociadas em bolsa, as empresas precisam abrir o capital, e a legislação define como "Companhia Aberta" aquela que pode ter os valores mobiliários de sua emissão (ações ,debêntures, notas promissórias, etc.) negociados de forma pública, normalmente em bolsa de valores.

 

A abertura de capital representa uma redução de risco para a empresa. Os recursos dos sócios investidores, da mesma forma que o dinheiro que o empresário colocou no empreendimento, não tem prazo de amortização ou resgate.

 

Assim, uma companhia aberta tende a ser muito menos afetada pela volatilidade econômica.

Assessoria para abertura de capital

 

Assessoramos o cliente do início ao fim (colocação do papel na bolsa) juntamente com parceiros, sendo: auditoria, governança, agência de Rating e instituição financeira.